quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cervejas de Natal

Já escrevi aqui sobre a relação entre a cerveja e as festas de colheita dos chamados povos pagãos da Europa. Hoje quero falar mais um pouco a respeito disso, aproveitando a aproximação do Natal. Essa data comemorativa tem cervejas especiais cuja origem remonta a um passado distante.
Os povos pagãos, antes de serem cristianizados, adoravam deuses ligados a forças da natureza e às estações do ano. Para eles, tinha um significado especial o solstício de inverno, no dia 21 de dezembro. Nesta data, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, celebrava-se o nascimento do Deus-Sol, ou o Deus Carvalho, ligado à luz. Depois da noite mais longa do ano, os dias começam a ser cada vez mais longos e esse período é o reinado da luz, do Sol, até o próximo solstício, em que se inverte a situação. Para celebrar essa data, os povos pagãos (celtas, germânicos, etc) preparavam cervejas especiais para a data. Eram, em geral, cervejas ales (de alta fermentação), com grande quantidade de ingredientes e um teor alcoólico compatível com frio do inverno europeu.
Com o passar do tempo e a ascensão do Cristianismo, essa comemoração foi substituída pelo Natal. Contudo, o costume de se preparar cervejas especiais para a data não foi abandonado. Agora, eram os sacerdotes cristãos que preparavam, nos mosteiros, cervejas para comemorar o nascimento de Cristo.
Voltando aos dias atuais, observamos que muitas cervejarias mantém esta tradição. Quer exemplos?
Baden Baden Christmas Beer, Eisenbahn Weihnachts Ale, Delirium Christmas, Samichlaus, entre inúmeras outras poderão te levar a reviver essas tradições sobre as quais falei e festejar esse momento tão gostoso do Natal.
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário