sexta-feira, 25 de maio de 2012

Degustando: St. Gallen Stout Porter

Seguindo com as degustações da St. Gallen, hoje vou relatar um pouco da St. Gallen Stout Porter. Esse estilo de cerveja, pelo que informa a própria embalagem da cerveja, é característico dos portos ingleses do século XVIII. Uma das coisas interessantes da cerveja é que ela é comercializada em garrafas de 750ml, daquelas que são fechadas com rolhas, o que, na minha opinião, dá um charme especial à bebida. No visual, a cerveja é muito escura, com boa formação de espuma. Logo ao abrir a garrafa, pude sentir um aroma alcoólico que me lembrou vinho. Os aromas tostados chamam muita atenção. O paladar é levemente adocicado no início, mas depois há predomínio do tostado e um leve amargor. Notem bem, o amargor não aparece muito, é leve. Mas a persistência é do tostado. Para comparar, me pareceu uma cerveja mais seca, mas que proporciona uma sensação muito agradável. Para o meu gosto, muito boa e, com certeza, um belo gole.

Starkbierzeit 2012 - Bamberg e Abadessa

As cervejarias Bamberg e Abadessa uniram-se para um evento que vai levar chopes Dopelbock das duas marcas. O nome do evento - Starkbierzeit - significa tempo de cerveja forte e tem inspiração em uma tradição de Munique - Alemanha, comemorado nos últimos 15 dias de março, que marcam o final do inverno no hemisfério norte.Como estamos no hemisfério sul, o festival ocorrerá nas duas primeiras semanas de julho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Sorocaba.
Para saber mais, visite aqui o blog da Bamberg.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia da Cerveja Brasileira


Para celebrar as conquistas obtidas pelas cervejarias artesanais e microcervejarias brasileiras nos últimos anos, o coletivo Blogueiros Brasileiros de Cerveja decidiu comemorar o Dia da Cerveja Brasileira, em 05 de junho. A ideia é celebrar a diversidade cultural brasileira presente e refletida na diversidade cervejeira que hoje encontramos no cenário nacional. Para celebrar a data vários bares participarão, com promoções, descontos e eventos.
Gostou? Quer saber mais? Acesse a fanpage do Dia da Cerveja Brasileira aqui.
Saúde! Vamos celebrar.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cerveja de verdade 2012 - Parabéns aos Blogueiros Brasileiros de Cerveja

Na última sexta-feira rolou no twitter e em outras redes sociais o #cervejadeverdade 2012. Organizado pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC), o "twitaço" teve como objetivo ressaltar a diversidade da cultura cervejeira no Brasil e combater a ideia de que só existe um tipo de cerveja. As cervejarias artesanais têm crescido consideravelmente no Brasil ultimamente, com grande qualidade. Some-se a isso ascensão social de uma grande camada da população brasileira, que vem, cada vez mais, consumindo esses produtos. Hoje, até mesmo as grandes redes de supermercados já se renderam e contam, em suas prateleiras, com alguns rótulos de cervejas especiais. Ganhamos todos nós, que podemos apreciar novos e diferentes sabores.
Contribuí com a minha parte no #cervejadeverdade 2012, mesmo não fazendo parte do grupo BBC. A proposta é muito legal e acredito que muita gente que achava que cerveja não era diferente, ou que cervejas especiais eram mera "frescura" ficaram com a curiosidade aguçada e podem se converter em novos amantes do mundo cervejeiro. Ótima iniciativa! Parabéns!